Projetos

Mais Educação




Oficinas: EDUC. EM DIREITOS HUMANOS,PATRIMÔNIO,CAPOEIRA,TEATRO,MATEMÁTICA E LETRAMENTO
O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.


Colégio Estadual Presidente Castelo Branco

Projeto:
 Preservação e Conservação do
Patrimônio Escolar


“Para isso existem escolas: não para ensinar as respostas, mas para ensinar as perguntas. As respostas nos permitem andar sobre terra firme. Mas somente as perguntas nos permitem entrar pelo mar desconhecido.” (Rubem Alves)

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Projeto Preservação e Conservação do Patrimônio Escolar

1-     Apresentação:

Considerando que o homem é um ser de ação e relação capaz de transformar-se e de transformar o mundo que o cerca, acreditando que a educação é o instrumento para que as transformações se efetivem é que a coordenação, equipe pedagógica, e corpo docente do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco resolveram trabalhar com a comunidade escolar um tema que é de vital importância e de interesse de todos: A preservação do ambiente e do Patrimônio Escolar,
Nossa escola passou recentemente por uma reforma geral. Em razão disso, sentimos a necessidade de elaborar um trabalho voltado à conscientização de toda a comunidade, propondo ações a fim de preservar o patrimônio escolar, cuidando dos ambientes educativo para que continuem organizados, limpos, agradáveis propicio a ação educativa.
Para discutir essa problemática é preciso iniciar na escola um projeto educacional visando desenvolver um processo de conscientização permanente no alunado sobre a defesa do ambiente e do patrimônio Público Escolar.

2-     Justificativa
O aluno necessita refletir, questionar e transformar a sociedade em que vive, portanto a escola necessita propiciar ao aluno a reflexão e a discussão para a aquisição de novas atitudes para a construção de uma escola melhor, portanto a principal linha de ação deste projeto consiste em desenvolver trabalhos na escola no sentido de acreditar que é através de uma ação educativa eficaz e comprometida que temos a possibilidade de realizar um processo de conscientização dos alunos e da comunidade em relação à preservação e conservação do patrimônio público escolar.
As ações desencadeadas por este projeto têm como objetivo propiciar momentos de análise, reflexão e questionamentos sobre a importância de preservar o meio em que vivemos. Momentos de interiorização, autoconhecimento, respeito para o resgate de valores importantes para que os educando possam trilhar um jeito novo de caminhar, priorizando a formação de uma escola mais humana e melhor. 

3- Problematização:
É preciso que o educando conheça o ambiente em que vive, estuda, se diverte, etc. Perceba a escola como um espaço  de aprender, trocar experiências e partilhar o conhecimento adquirido, entenda que no espaço escolar existem elementos que são importantes para que tenhamos uma boa qualidade de vida.
1-     Como é construída uma escola estadual?
2-     De onde vem às verbas para a construção e para as reformas?
3-      Como ela se mantém?
4-     De que modo a escola pode se organizar para atender ao direito do estudante de ter acesso aos seus espaços físicos?
5-     Por que é importante a preservação do espaço escolar?
6-     Como as pessoas podem contribuir para essa preservação do patrimônio escolar?


4. Objetivos
Geral:
  • Desenvolver um processo de conscientização permanente no ambiente e na comunidade escolar acerca da defesa do patrimônio e do ambiente;
Específicos:
  • Abordar o tema sobre o meio ambiente relacionando especificamente ao cotidiano escolar e familiar, buscando mudanças de comportamento nos educandos no que diz respeito â preservação do ambiente em que vivem.
  • Observar e explorar o ambiente escolar com atitudes, curiosidades, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente, agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação.
  • Conscientizar o aluno sobre a importância de preservar o patrimônio público escolar a fim de garantir uma boa qualidade de vida escolar e uma ação educativa mais eficiente e eficaz.
·         Entender que a conscientização é uma das formas de se preservar o patrimônio escolar;
·         Entender como se dá a degradação e a preservação do espaço público da escola;
·         Relatar experiências de degradação do patrimônio público e refletir sobre suas conseqüências;
·         Propor ações coletivas e individuais para preservar esse patrimônio.
·         Desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;
·         mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente e a escola;

5. Estratégias .
  • Reunião com professores e equipe pedagógica para apresentação e discussão de idéias e sugestões para o projeto.
  • Eleição do professor responsável pelo projeto;
  • Realização de palestras para os alunos/pais na escola
  • Realização de debates
  • Produção de material didático – informativo.
  • Produção de trabalhos práticos com os alunos.
  • Coleta de opiniões dos alunos
  •  Pesquisa de opinião com os participantes.
  • Apresentações artísticas e culturais (dança, música, teatro, paródias)

6- Metodologia:

Deve-se criar um ambiente que reúna os elementos de motivação para os alunos e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, produções de textos, interpretações para os números, conceitos lógicos que envolva situações problemas, músicas, danças, dramatizações e etc.

Cada educador deverá acompanhar o desenvolvimento do aluno, intervindo para levantar problemas que o leve a formular hipóteses sempre que necessário.

As ações e atividades serão desenvolvidas buscando envolver o aluno em atitudes de preservação com responsabilidades e respeito ao ambiente escolar e para tanto se deve trabalhar com o aluno através de:

- Apresentação do  tema e da problematização,
- Reflexão em sala de aula sobre os temas a serem trabalhados;
- Registro coletivo das hipóteses levantadas;
- Sistematização de uma entrevista com texto coletivo.
- Elaboração de gráfico de barras, com dados da entrevista.
- Produção de frases de conscientização e informação de como cuidar do patrimônio escolar;
- Montagem de  cartazes ilustrados, com frases, para colocar na escola e no bairro, conscientizando a comunidade sobre a importância de cuidar e preservar  a escola;
- Produção de  RAP ou paródia musical sobre a preservação do espaço público;
- Apresentação do RAP ou as parodias às demais turmas e a comunidade;
-  Produção de  poesias e elaboração de redações sobre a preservação da escola;
- Elaboração cartazes e faixas sobre a preservação do patrimônio público escolar e divulgação no bairro, colando os mesmos no comércio local durante uma  passeata.
- Realização de gincana sobre o tema da preservação do patrimônio escolar;
- Construção de maquetes;
- Elaboração de um Jornal ecológico;
- Apresentações artísticas e culturais (dança, música, teatro, paródias)
- Apresentação de filmes
- Mostra de todos os trabalhos e textos à comunidade escolar.
7. Temática desenvolvida
  • Conservação e preservação do meio ambiente;
  • Educação ambiental e patrimonial
  • Defesa do ambiente e cidadania
  • Conhecendo o nosso patrimônio
  • Leis de defesa do patrimônio
  • Engajamento popular na defesa do patrimônio
8- Componentes curriculares envolvidos: todas as disciplinas.

9- Turmas atendidas: ensino fundamental e médio.




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PROGAMA ESCOLA ABERTA


O Programa Escola Aberta incentiva e apóia a abertura, nos finais de semana, de escolas públicas de educação básica localizadas em territórios de vulnerabilidade social. Em parceria, a comunidade escolar e a do entorno ampliam sua integração planejando e executando atividades educativas, culturais, artísticas e esportivas.

A proposta do Programa visa fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. A troca de saberes pode redimensionar os conteúdos pedagógicos, tornando a escola mais inclusiva e competente na sua ação educativa, favorecendo novas práticas de aprendizagem e proporcionando oportunidades de promoção e exercício da cidadania.

As ações dos finais de semana são realizadas a partir de consultas à escola e do diagnóstico da comunidade para identificar demandas locais, pessoas e instituições que se proponham a compartilhar seus conhecimentos, habilidades e competências de forma voluntária. As atividades são organizadas no formato de oficinas, palestras e cursos, envolvendo alunos, jovens, crianças, adultos, pais, responsáveis e idosos.

As secretarias estaduais e municipais são responsáveis por implementar e acompanhar o Escola Aberta nos territórios. O desenvolvimento do Programa pressupõe a cooperação e a parceria entre as esferas federal, estadual e municipal, e a articulação entre diversos projetos e ações no âmbito local, incluindo os da sociedade civil, da esfera privada e de organizações não governamentais

O Programa fomenta a constituição de redes locais e regionais que estimulam a troca de experiências e o planejamento coletivo de estratégias de desenvolvimento da proposta. A estratégia do Programa de constituir comitês amplia a vivência de gestão compartilhada de políticas públicas educacionais e do regime de colaboração entre as secretarias e parceiros, possibilitando o enraizamento e sustentabilidade da proposta.

O Escola Aberta é coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e conta com a cooperação técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola para o Funcionamento das Escolas nos Finais de Semana (PDDE/FEFS), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).